Secretaria de Educação realiza nesta sexta-feira mobilização contra o mosquito Aedes aegypti

vamos-apagar-o-mosquito-672x372

Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED) realiza nesta sexta-feira (19) uma mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, parte da campanha “Vamos apagar o mosquito”, às 10 horas, no Centro de Educação Infantil José Eduardo Martins Jallad (CEI Zedu), no Parque dos Poderes, em Campo Grande, com ações voltadas para a sensibilização das crianças do Centro e suas famílias e a presença da ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.

Para este evento, a SED convidou representantes da sociedade civil e autoridades governamentais e religiosas, com a certeza de que com o envolvimento de todos será possível combater o mosquito, levando aos seus lares, aos familiares, vizinhos e demais membros da sociedade a importância dessas ações para a saúde pública.

Mesmo no período de férias escolares, atendendo à convocação do Ministério da Educação (MEC), a Rede Estadual de Ensino já vem desenvolvendo ações voltadas para o combate ao mosquito Aedes aegypti. Na SED, os servidores têm realizado vistorias no entorno do prédio, identificando e eliminando possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Os estudantes do Programa Projovem Urbano já voltaram às aulas e mobilizaram a comunidade escolar em atividades de prevenção, como panfletagem, oficina de repelente natural e construção de armadilhas contra o mosquito.

Notificações

Segundo dados epidemiológicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES), em Mato Grosso do Sul já foram notificados mais de 600 casos suspeitos de zika vírus, com a confirmação de 25 deles. Já os números da dengue mostram 12.219 casos notificados entre janeiro e a primeira semana de fevereiro, o que representa 300 casos para cada 100 mil habitantes. A febre chikungunya já apresenta 16 notificações em 2016. Estes dados ressaltam a necessidade de todos os cidadãos assumirem a responsabilidade na guerra contra o mosquito.

Zika Zero

O Ministério da Educação lançou em 2 de fevereiro a campanha “Zika Zero”, com objetivo de sensibilizar a população sobre a necessidade da participação de todos no combate a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que tem causado grandes prejuízos à saúde pública. A campanha convoca profissionais da educação, professores, estudantes e as famílias para juntos atuarem no combate e na conscientização da população.

CEI Zedu

O Centro de Educação Infantil José Eduardo Martins Jallad (CEI Zedu) atende 380 crianças de zero a 5 anos de idade, filhos dos servidores públicos do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso do Sul, lotados e em exercício nos órgãos sediados no Parque dos Poderes, em Campo Grande, matriculados do berçário ao pré II.

Projovem Urbano

O programa tem como objetivo proporcionar aos jovens sul-mato-grossenses a conclusão do ensino fundamental, a iniciação para a qualificação profissional na área de telemática e ainda, a oportunidade de desenvolvimento humano e exercício efetivo de cidadania. O período de duração do programa é de 18 meses e as aulas são ministradas no período noturno. Atualmente, o programa atende 3.723 estudantes, em 27 escolas estaduais distribuídas em 16 municípios.